Um dos grandes destaques do “Esquentão” de São João foi Seu Genivaldo. Legítimo representante da cultura popular, o vendedor conquistou a todos com seu jeito irreverente e sua simpatia.
Nascido na Paraíba, ele deixou a profissão de pedreiro para ganhar a vida na Bahia vendendo a famosa iguaria feita de milho de uma forma muito original. Genivaldo compõe músicas, confecciona as próprias roupas e faz o maior sucesso por onde passa. Quem provou o doce, garante que as pamonhas são deliciosas.
Genivaldo revelou a receita da pamonha que conquistou o Brasil.
Os ingredientes para o preparo de 20 pamonhas são: 12 espigas grandes de milho, 1 colheres de chá de sal, água filtrada, 1 ½ xícara de açúcar, um chá preparado com canela, cravo e erva-doce e 250g de manteiga derretida.
Modo de preparo: corte a base de cada espiga e descasque o milho. Em seguida, pegue as palhas e coloque para cozinhar numa panela com água fervendo. As palhas devem cozinhar até que fiquem com uma cor amarelada. Depois de cozidas, reserve as palhas. Lave as espigas, corte o milho rente ao sabugo e bata no liquidificador com um pouco de água, a mistura tem que ficar encorpada. Coloque o milho batido em uma peneira fina. Aperte bem contra a peneira para separar o milho da casca. Jogue fora o que ficar na peneira. Na vasilha, deixe o caldo do milho descansar. A goma do milho vai ficar no fundo da vasilha e a água vai subir. Pegue esta água e coloque no liquidificador, acrescente o coco ralado, a manteiga, o sal, o açúcar e um pouco do chá de canela, cravo e erva-doce (coloque com moderação). Depois de bater tudo, acrescente a goma do milho, misture bem e reserve. Depois, pegue as palhas, separe as menores e desfie em forma de tiras estreitas. Com as palhas maiores serão feitos os embrulhos da pamonha. Sobreponha duas palhas grandes no sentido do comprimento. Coloque a mistura do milho que foi reservada no meio das palhas. Dobre ao meio a palha de cima e feche o embrulho com a palha de baixo formando um pacote. Amarre o pacote com a tira desfiada. Repita este procedimento até terminar a mistura.
Por fim, coloque os embrulhos em uma panela com água fervendo e deixe cozinhar por 30 minutos. Se a água não estiver fervendo as pamonhas vão se dissolver.