Noticias
Fortes, guerreiras e vitoriosas

Dois movimentos que representam a mulher

Postado 07/03/2012 às 19h03 Atualizado em 12/08/2015 às 12h08

“Vamos abraçar todas essas mulheres, que estão precisando de carinho e amor, e não dessa barbaridade. Essas mulheres não são coitadinhas, fraquinhas ou pobrezinhas. São fortes, guerreiras, corajosas e vitoriosas”. No último “Esquenta!”, Regina Casé escolheu como um dos temas a questão do combate à violência contra a mulher. E convidou dois movimentos, o Apitaço (de Pernambuco) e o Abraço (do Rio) para mostrar o que vem sendo feito diariamente para acabar com o problema.

“Apesar das vitórias dessas mulheres, o que acontece diariamente é uma barbárie, uma barbaridade”, disse Regina, mostrando que a questão está longe de ser resolvida. “Uma pesquisa feita em 2011 pela Fundação Perseu Abramo mostra que a cada 2 minutos, 5 mulheres são agredidas violentamente no Brasil. É terrível, assustador. Em cada 100 mulheres, 27 tinham sido agredidas. 15% disseram ter sido obrigadas a fazer sexo. Não dá para aceitar, é uma violência brutal. As mulheres de Pernambuco fizeram escola e no Brasil inteiro uitas mulheres se juntaram para lutar contra essa violência. A conclusão é a de que quem ama não bate. Quem bate está doente. Quem ama dá carinho”.

A atriz Dira Paes interpreta na novela “Fina estampa” a personagem Celeste, que sofre com a violência doméstica. E disse que costuma ser procurada por mulheres que “sabem o que ela está passando” na trama. E ainda recomendou: “Existe um número, o 180, que serve para pedir aconselhamento em casos como esses”, disse.

Regina afirmou que num caso desses, o importante é “não ficar sozinha, se fortalecer com outras mulheres. Ter coragem de mudar sua vida, que é possivel. Existem movimentos pelo Brasil afora, todos procurando reduzir a violência contra a mulher”.

E um feliz Dia Internacional da Mulher!

Foto: Divulgação