Na última edição do “Esquenta”, levada ao ar no domingo de Natal, um dos grandes homenageados foi Guti Fraga, criador do grupo de teatro Nós Do Morro, que completa 25 anos e é amigo de Regina Casé.
Para saudar o idealizador do grupo montado no morro do Vidigal (Rio), atores como Thiago Martins, Roberrta Rodrigues, Luciano Vidigal (diretor de cinema) e Mary Sheila falaram da importância de Guti em suas vidas. Thiago disse que Guti foi importante como um pai, já que sua mãe é separada desde sua infância. Mary, hoje na novela “Aquele beijo”, da Globo, lembrou que foi a primeira criança do Nós Do Morro, e que foi praticamente criada lá dentro.
O ator Ramon Francisco também subiu ao palco e mostrou que estava, também desde a infância (bem depois de Mary, diga-se) no grupo. Ele fez o personagem Gigante, do clipe “A minha alma (A paz que eu não quero)”, do grupo O Rappa. Para ele, Guti Fraga é quase um pai de verdade.
Guti, ao ser entrevistado por Regina, lembrou das dificuldades que enfrentou ao montar o NDM, já que, afirma ele, “na época havia uma grande separação entre favela e asfalto”. Veja vídeo aqui.
Ele, que é jornalista e ator, montou o grupo no Centro Comunitário do Padre austríaco-alemão Hubert Leeb e começou a fazer em 1986 os primeiros textos clássicos de teatro, além de espetáculos que falavam do cotidiano do morro. O local de pouso do NDM foi mudando e hoje o grupo se prepara, como diz seu site, para o amanhã, abarcando teatro, cinema, dança e música.
>Foto: Reprodução/Site Nós Do Morro