Em 2011, a Regina Casé foi a grande homenageada da 5ª edição do Festival Visões Periféricas, que reúne e exibe curtas-metragens produzidos nas múltiplas periferias brasileiras, e que acontece no Rio. Este ano, o festival realiza a 6ª edição no mês de agosto e as inscrições já estão abertas no site www.visoesperifericas.org.br.
Regina foi escolhida para a homenagem do ano passado porque vem comunicando, ao longo de sua trajetória na televisão brasileira, o potencial cultural desses espaços. Em 2011, o idealizador do evento, Marcio Blanco, afirmou que o evento “reconhece a importância da televisão na formação de imaginário. Aquilo que entendemos ou conhecemos por cultura brasileira ainda passa necessariamente por esse veículo. As periferias brasileiras sempre produziram boa parte da nossa cultura, mesmo aquela que não é legitimada pela televisão. São casos como o funk, o Rio, e o tecnobrega, no Pará”.
Em breve, a gente vai publicar um pouco mais a respeito do festival. Por enquanto, você lê aqui a entrevista que o portal da Regina fez em 2011 com Bianco. Na noite em que Regina foi homenageada, foi exibido este vídeo que traz sua trajetória. Aqui, você confere um vídeo que o festival fez com ela.
Foto: Divulgação