Noticias
O Brasil potência e seus descobridores

Justa homenagem aos portugueses

Postado 12/03/2012 às 12h03 Atualizado em 12/08/2015 às 11h08

“Agora, se você chegar lá fora e falar que é do Brasil, todo mundo… opa! Neste domingo (12), o tema do “Esquenta!” foi o Brasil Potência – o Brasil que está arrebentando lá fora e que, Regina Casé fez questão de lembrar, só precisa arrebentar mesmo agora é na educação, na segurança e na saúde. E também teve uma homenagem aos descobridores do país, os portugueses. Além da plateia repleta de patrícios, uma das grandes atrações do programa foi o cantor Roberto Leal, que mostrou seus hits antigos – e também um antigo vídeo do “Programa do Chacrinha”, no qual aparecia. Animado, Leal imitou até o apresentador.

A grande atração do programa foi o grupo Pixote, que comemora 20 anos de carreira e apresentou alguns de seus hits – além da Rádio Pixote, momento em seus shows durante o qual apresentam releituras para músicas de artistas conhecidos. Teve de “Ai se eu te pego”, de Michel Teló, até “Sozinho”, do repertório de Caetano Veloso (e composta por Peninha). Regina mostrou fotos antigas da banda e lembrou que eles começaram a carreira quando eram bem pequenos – Arlindo Cruz até recordou que encontrava os músicos, ainda bem jovens, pela madrugada, e ficava dizendo para eles irem para casa.

O programa apresentou também uma conversa com Luiz Barreto, presidente nacional do Sebrae. O assunto do bate-papo foi o mercado formal e o empreendedorismo – ele deu o passo-a-passo para todo muito que deseja formalizar seus negócios. A biblioteca do “Esquenta!”, por sua vez, teve um momento especial. Roberto Leal levou o livro “As vidas de Chico Xavier”, de Marcel Souto Maior – sem saber que Marcel era redator final do programa e estava presente nos bastidores. Foi apresentado a ele na hora e os dois trocaram abraços emocionados e elogios.

A parte musical ainda teve o grupo Forró dos Plays e a cantora Mariana Aydar. O artista plástico Vik Muniz, que fez, entre outros trabalhos, a abertura da novela “Passione”, foi lá para mostrar algumas de suas curiosas obras feitas com calda de chocolate e pasta de amendoim, entre outros materiais.

O “Esquenta!” também fez uma campanha pelo fim da violência urbana. No fim do programa, a menina Luciana Novaes, que levou um tiro de bala perdida numa universidade em 2003, apareceu para dar um depoimento e falar sobre sua luta para voltar a andar. “Nunca desista dos seus sonhos”, afirmou.

Foto: Divulgação