O viveirista florestal Gilberto Vasconcelos assistiu a “Baobá”, episódio do programa “Um pé de quê?”, e ficou encantado. No programa, Regina Casé apresenta a frondosa árvore, originária da África, que figurou também no clássico livro “O Pequeno Príncipe”, de Antoine de Saint-Exupéry . A atração deu a Vasconcelos inspiração para escrever o livro “Mapa dos baobás de Pernambuco” e também para construir o site “Regina Casé – A cara do Brasil”, que homenageia a atriz e apresentadora.
No portal, Vasconcelos apresenta uma pequena pesquisa que fez a respeito de Regina, trazendo uma linha do tempo – com muitas informações – e várias fotos. O livro, que segue o mesmo caráter ecológico das ações da atriz, terá sua renda destinada à construção de reservatório de água na savana africana.
O programa que encantou Vasconcelos apresenta o baobá como a árvore brasileira mais representativa – apesar de ela ter vindo das terras africanas. As origens do baobá fazem com que Regina viaje a Moçambique, para verificar se ela também é “a cara da África”. Lá, descobre que há outras maneiras de chamá-la no continente, como “ximuio”, “mulapa” e “xibuio”. Você também pode assisti-lo aqui e aqui.