Nessa quinta-feira (30), Regina Casé e o marido Estevão Ciavatta brindaram o sucesso de 10 anos do programa “Um Pé de Quê?”, do canal Futura, e receberam famosos, como Carolina Dieckmann e Betty Gofman, no Teatro Tom Jobim, Zona Sul do Rio de Janeiro. As comemorações foram embaladas por músicas temáticas de Gilberto Gil e Arnaldo Antunes.
“Achavam que o programa ia render 10 árvores e, no fim, foram 10 anos”, orgulhou-se Regina. A apresentadora explicou que o interesse da filha Benedita por árvores foi um dos responsáveis o pontapé inicial do projeto: “Quando a Benedita era pequena, ela se interessou por árvores e ia pesquisar no Jardim Botânico”, contou ao lado de Estevão, diretor da atração. “Esse programa é para todo mundo que gosta de meio ambiente, é um programa feito de forma inteligente, de forma compreensível”, apontou Estevão.
Ao todo, foram abordadas 116 espécies de árvores nativas e de outros países, que renderam o lançamento de um site interativo e o primeiro volume de uma série de livros. “Se não fosse o programa, jamais iria para lugares tão lindos, além de me ensinar coisas que nunca teria tempo para estudar, foi uma oportunidade de conhecer pessoas incríveis, desde botânicos, jardineiros até paisagistas”, explicou Regina, que tem como próximo objetivo conhecer as tamareiras no Saara e participará de um especial de Natal na Rede Globo.
Sentada na primeira fila do teatro, Betty Gofman encheu os amigos de elogios. “Adoro o projeto, acho sensacional, uma poesia”, disse a atriz que é apaixonada por bichos e florestas. Já Carolina Dieckmann listou a fórmula de sucesso do programa: “Primeiro porque a Regina adora plantas, então é uma sabedoria real o que ela nos passa e, segundo, porque ela tem um talento nato para querer saber mais das coisas, saber os porquês”, explicou a atriz acompanhada do marido Tiago Worcman.
Logo após, Arnaldo Antunes abriu seu show com a música tema do “Um Pé de Quê?”. “Estou alegre de estar aqui comemorando o aniversário de um programa tão genial”, falou ao cumprimentar a plateia. Gilberto Gil deu continuidade, com músicas que remetem o tema do aniversário. “Abacateiro, Juazeiro, Flora, muita gente começou a gostar de árvore, ouvindo suas músicas”, resumiu a anfitriã do evento. Criado no interior da Bahia, o cantor explicou que cresceu perto de pomar. “Costumava desenhar plantas quando criança, como Juazeiro”, disse.